A Maestria Emocional é a culminância e o mais alto grau da Inteligência Emocional desenvolvida de forma consciente e proposital.
Traduzindo: é um conjunto de conhecimentos, habilidades e a atitudes que tem uma pessoa de manipular as suas emoções para atingir os seus objetivos. Falei manipular emoções, não pessoas!
Para conseguir isso é fundamental que se desenvolva a ‘Musculatura Emocional’, que é a capacidade de escolher a forma, o jeito de interpretar a si próprio, os outros e o mundo em sua volta, ou seja, como se pensa e se sente a respeito de tudo o que acontece.
Mais, é a capacidade de tomar decisões difíceis, reagir de forma equilibrada e, além de fazer a vida funcionar, fazê-la valer muito a pena.
MÚSCULOS EMOCIONAIS
A metáfora do músculo é útil e necessária por 2 motivos fundamentais:
- Músculo físico não se desenvolve sem treino, sem disciplina e sem constância:
- assim como o ganho muscular exige um comprometimento constante com exercícios práticos, as competências e habilidades emocionais também exigem o mesmo, diariamente;
- O crescimento de músculos não acontece de uma hora pra outra e requer um aumento progressivo de carga ou peso.
- O mesmo ocorre com a Maestria Emocional, que requer a prática diária de comportamentos observáveis e desafiantes.
Vale um alerta sobre essa metáfora. Assim como não se pode ter sobrecarga de pesos no treinamento muscular, não se pode ter sobrecarga de desafios dos novos comportamentos que se pretende desenvolver.
Exemplo: se uma pessoa tem dificuldades de confrontação e de se posicionar perante outras pessoas, o que fazer?
- Nada de querer carregar um peso de 50 kg de primeira
- Além de não conseguir, vai se machucar
- O mesmo princípio vale para a musculatura emocional: nada de querer virar um ninja das emoções de primeira
- em situações corriqueiras ou em situações mais tensas, não vá querer iniciar seu treinamento ou o desenvolvimento dessa competência de confrontação diante de pessoas com as quais sinta dificuldade ou intimidada.
- O ponto aqui é, escolha a situação ou a pessoa que possa gerar maior possibilidade de sucesso na empreitada.
- Por exemplo: se a pessoa tem dificuldade de dizer ‘não’ para outros, é muito mais provável começar o treino dizendo não para um filho do que para o chefe ou sócio.
Na medida que se vai ganhando ‘músculo emocional’, aumenta-se o desafio e o nível de exigência. Isso vai gerar confiança para avançar no processo.
Experimente e depois compartilhe sua experiência comigo! Responda o Questionário GRÁTIS e melhore seu auto conhecimento.
Deixe um comentário