TÉCNICA POMODORO
Hoje quero compartilhar com você uma técnica simples que pode ser uma grande aliada contra desperdiçadores de tempo e distrações num dia normal de trabalho, reduzindo o nível de estresse e a desagradável sensação de não ter sido produtivo.
O nome da técnica ou ferramenta, bem inusitado é: Técnica Pomodoro.
COMO SURGIU A TÉCNICA POMODORO
O Criador da técnica pomodoro foi um italiano chamado Francesco Cirillo que, percebendo a sua baixa produtividade em seus estudos acadêmicos, estabeleceu prazos de tempo para concluir etapas de estudos pessoais.
O que o fez buscar e desenvolver essa técnica foi o fato dele ter percebido claramente que o elevado número de distrações e interrupções e o baixo nível de concentração e motivação estavam na origem da confusão que ele estava sentindo.
Ele havia se incomodado com a falta de resultados e desafiou-se então a fazer uma aposta consigo mesmo, perguntando-se: “Eu posso estudar – realmente estudar – 10 minutos, totalmente focado?”.
Ele precisava de uma validação objetiva, uma espécie de controlador de tempo, sem ser um relógio convencional.
Ele, então, achou um timer de cozinha em forma de pomodoro (tomate em italiano) – em outras palavras, ele encontrou o seu “Pomodoro”.
Claro que os resultados que envolvem hábitos ou mudança de hábitos levam tempo para se consolidar e com ele não foi diferente.
Os resultados iniciais não foram os melhores, mas ele percebeu que melhorara seus processos de estudo e de trabalho, fazendo-o avançar e estruturar melhor a técnica.
Particularmente, gosto muito e afirmo que a técnica vai diretamente atingir os mecanismos cerebrais da gratificação imediata por resultados, os mesmos que envolvem o prazer de jogos eletrônicos, onde as fases vão acontecendo e gerando mais motivação para continuarmos.
A turma que gosta de jogos sabe o que estou dizendo e seus filhos muito mais.
Recursos Necessários
- Um timer( Pomodoro) que pode ser aquele que você tem em casa ou o seu celular ou Este Aqui On Line;
- As listas ou Planilhas Pomodoro que você vai encontrar no próximo post! para tirar o melhor proveito da técnica.
- Por enquanto, utilize a sua lista. Se não tem, crie uma. Apenas relacione as coisas essenciais que tem que fazer hoje;
- Relacione apenas 3 coisas absolutamente essenciais e mãos à obra nos Pomodoros;
- Cada Pomodoro dura 30 minutos, sendo 25 minutos de trabalho focado e dedicado, e 5 minutos de parada para você fazer o que quiser, menos continuar com o trabalho que estava a ser feito nos 25 minutos iniciais;
PENSE EM TERMOS DE POMODOROS
- Portanto, você vai pensar em suas atividades em termos de Pomodoros:
- Ex.: se você vai escrever um artigo e estima gastar 60 minutos, você terá, em princípio 3 pomodoros completos:
- sendo 3 blocos de 25 minutos de trabalho focado e
- 3 paradas de 5 minutos para você relaxar, fazer ligações, tomar um café, oscilar, caminhar, enfim, fazer o que você quiser, menos trabalhar.
- Isso vai te ajudar a integrar muitas coisas e até ter novos insights sobre o que está fazendo;
- Mas os 3 blocos de 25, totalizam 75 minutos! Isso é mais do que preciso – você pode argumentar;
- Ok, ok! Aproveite o saldo de tempo que tem para fazer uma revisão ou acrescentar algo, mas utilize o tempo até consolidar a técnica
- Um alerta: a cada 4 Pomodoros, dê uma pausa longa de 15 minutos que é a soma dos 5 minutos-padrão de descanso acrescidos de mais 10 minutos de uma pausa maior, antes de você se dedicar à próxima atividade.
- Veja a imagem abaixo e interprete-a no sentido horário;
- Start equivale ao disparo inicial do seu Pomodoro e aí vem a sequência dos blocos até finalizar o ciclo completo, com os 15 minutos de parada.
- Ex.: se você vai escrever um artigo e estima gastar 60 minutos, você terá, em princípio 3 pomodoros completos:
Resumo da Técnica – Passos Essenciais para começo imediato, mesmo sem conhecer toda a técnica
- Relacione todas as suas atividades do dia absolutamente essenciais por ordem de importância;
- Analise cada uma das atividades e defina um objetivo de tempo para elas. Meta tem que ter prazo/tempo;
- Crie seu Pomodoro e mãos à obra – bote pra quebrar!! Arroche!
Aprofundarei a técnica nos artigos seguintes, Não se prenda a detalhes agora. Utilize agora o Pomodoro on line e comece a trabalhar logo.
Bom Trabalho!
P.S.: Lembre-se:
É melhor aproximadamente agora do que exatamente nunca
Deixe um comentário