A Sua Dispersão é a Inimiga de Sua AÇÃO: Autorresponsabilizar é Preciso!

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por Pádua Weber
em 25 de julho de 2020

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE ASSINANTES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos, com prioridade!

100% livre de spam.

A sua dispersão é a grande inimiga de sua ação! Autorresponsabilizar é preciso! Isto é um fato incontestável. É só  fazer uma reflexão meditativa, aquela reflexão –  sincera e honesta – sobre si mesmo, que escancara a verdade. E como está dito no Livro dos livros:

Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará! João 8:32

A citação aparece aqui muito mais do ponto de vista pragmático e psicológico do que do ponto de vista religioso.

Dizer a verdade para si mesmo, pode doer, mas ajuda a identificar padrões repetitivos e limitadores tanto de crenças como de ações.

Acrescente, ainda, o ganho de poder livrar-se de expectativas irreais, pensamentos mágicos e altos níveis de idealização, destoantes da realidade objetiva.

Verdade identificada, gera expansão de consciência que traz a liberdade de escolhas verdadeiras, alinhadas com o crescimento e a evolução pessoal.

Em artigo anterior, apontei aqui o quanto somos expostos diariamente a uma infinidade de dados e informações de todos os tipos, e da quantidade de tecnologias de disseminação que as fazem trafegar.

É um poder potencialmente gigantesco de gerar dispersão e causar a síndrome da procrastinação.

DESPERDIÇADOR DE TEMPO É SEMPRE INDESEJADO

Neste exato momento que escrevo, acabo de ouvir um sinal sonoro do  meu aparelho de celular informando de mais uma mensagem que chegou, fresquinha!

É um obstáculo ao bom andamento de minha tarefa! Um desperdiçador – neste caso – do meu tempo. O que fazer na perspectiva de adotar uma postura condizente com a viabilização do  resultado esperado?

  1. Afastar o aparelho celular de perto de mim;
  2. Colocar no silencioso e tirá-lo da minha linha de visão;
  3. Desligar o aparelho.

Qualquer uma dessas é útil para superar a dispersão, lidar com o obstáculo e tratar de focar no que precisa ser feito.

Se escrever o artigo foi o que defini no meu Pomodoro, então vou escrevê-lo!

Se atender, darei atenção a demandas de outras pessoas e, provavelmente novas circunstâncias surgirão! Pronto: a dispersão ocorre e o afastamento do resultado, também! Eu mesmo seria e sou o responsável pela perda de foco e mais ninguém!

ARMADILHA INDESEJADA E SABOTADORA

A armadilha é sutil, sabotadora do resultado! O que não posso é dar desculpas e justificativas por atender o celular!

Dizer a verdade pra mim mesmo, neste caso, significa entender melhor essa verdade da autorresponsabilidade, que pode ser dura, mas ao mesmo tempo, é libertadora!

Quando avalio com sinceridade, acho a verdade e posso adotar uma nova forma de agir e desenvolver novos hábitos! Isso é fantástico!

Aqui entra o egocentrismo positivo: cuidar do que preciso cuidar, conforme o planejado! Isso não é ser mesquinho, mas sim garantir um resultado importante, primordial! Ponto final!

Na hora dos cinco minutos do intervalo do Pomodoro, posso ver do que se trata a mensagem ou ligação e mensagens.

Daí, posso escolher uma nova decisão: algo como continuar a fazer o que estava fazendo ou alterar a prioridade, se for o caso. Mas o gerenciamento da causa passa a ser pessoal, não dependente dos outros ou das circunstâncias.

Este é o ponto: Focar no que é importante fazer, sempre, e se autorresponsabilizar, buscando causas autogerenciáveis!

PLANO DE AÇÃO – NOVAMENTE – COMO ALAVANCA DE FOCO

Se você fez o download do Plano de Ação, verá que ele é todo direcionado para o que está relacionado com seus objetivos e porquês! Isso é a sua verdade! Condicione-se num novo hábito de praticá-lo diariamente, na paciência perseverante de ser o dono de seu tempo, dono de suas ações, dono de sua verdade, dono de sua vida!

Quando você preenche o seu plano, você sinaliza para sua mente, sua psique (si mesmo), de que é isso que você efetivamente quer!

É a sua VERDADE que será composta de uma infinidade de realidades! Suas ações são seus insumos da sua verdade construída na jornada dessas realidades todas!

FILOSOFAR É PRECISO – AUTORRESPONSABILIZAR É LIBERTADOR

Você pode achar que eu estou filosófico hoje! – Estou mesmo!!!

Faz parte da estratégia de gerar o que precisa ser gerado: um compromisso inadiável com suas ações que trarão uma capacidade reflexiva impressionante e um conhecimento profundo sobre si mesmo e suas potencialidades.

Quero provocá-lo a uma adaptação de todo o seu coração à essa sua verdade. Ser livre consiste nisso. É inserir a AÇÃO pessoal, reflexiva e intencional, nas realidades que queremos criar. Autorresponsabilizar é preciso!

Não fazer isso me faz, inadiavelmente, abordar a consequência disso em nossas vidas: uma nefasta e perigosa dispersão que pode impedir-nos de fazer uma avaliação intencional de uma lei fundamental em nosso processo evolutivo: a Lei da Causalidade.

Resumindo essa lei para os fins deste artigo: nossas escolhas são as causas de tudo o que acontece conosco (o efeito)!

Como diz a filosofia oriental budista: Observe! Observe-se! Observe suas ações e reações, inações e omissões! Em tudo existem verdades e, portanto, é possível saber a verdade, a sua verdade!

Auto-observação para autocorreção!

Observando os efeitos da ação sobre nós mesmos, pouco a pouco penetramos na camada de prejuízos e sugestões que escondem as nossas tendências profundas, e descobrimos o nosso eu fundamental, nosso Eu Superior, capaz de fazer escolhas inteligentes e não-reativas!

Em outras palavras, vamos descobrir muito de nós mesmos, o que é impossível sem uma sinceridade de propósito na análise de nossas ações e de nossa vida!

Experimente! Epifanias acontecerão!

MAIS FILOSOFIA

Emerson dizia:

O que eu devo fazer, é o que diz respeito à minha personalidade [ou identidade autêntica do Eu Superior] e não o que os outros entendem que eu devo fazer. Esta regra, tão difícil de aplicar na vida prática como na vida intelectual, pode servir de distinção entre a grandeza e a baixeza.

Que o apelo à sua grandeza interior seja o gatilho definitivo de fazer o que precisa ser feito para fortalecer a sua evolução e sua autenticidade.

LIÇÃO DE CASA DE HOJE

  1. FAZER SEU PLANO DE AÇÃO DIÁRIO: é o seu balizador, o seu mapa de percurso das suas ações;
  2. ELIMINAR DISTRAÇÕES E DISPERSÃO: Dizer não a qualquer coisa que impeça as suas ações focadas;
  3. AUTORRESPONSABILIZAR: identificar as situações e as causas que podem ser melhor gerenciadas, chamar para si a responsabilidade das ações e agir;
  4. EDUCAÇÃO DA VONTADE: fazer o que precisa ser feito. Nada de frouxidão, justificativas ou desculpas.

Foco é força, distração, destrói!!

Bom trabalho! Forte abraço e até o próximo artigo!

AVALIE SUA MAESTRIA EMOCIONAL, GRÁTIS!

Nós não somos seres racionais que sentem! Nós somos seres emocionais, que pensam!

A sua ATENÇÃO pode ser a sua MAIOR LIBERDADE ou uma "Camisa de Força"!

Venha para o EXTRA-ORDINÁRIO!

 

100% livre de spam.

Você vai gostar também de:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*



O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE ASSINANTES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos, com prioridade!

100% livre de spam.

QUANDO SE TRATA DE EVOLUÇÃO, TODO MOMENTO DE ESPERA É MOMENTO PERDIDO!

Coloque seu melhor e-mail, reserve um tempo apenas para você, e responda seu questionário! É GRÁTIS! E tem SURPRESA...

Mais Controle Emocional

Mais Sabedoria

Mais Compaixão

Mais Amor

Mais Autorresponsabilidade

Mais Liberdade

100% Anti-Spam!
Maestria Emocional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.