Maestria Emocional – O Poder que te dá Qualidade de Vida
Já vimos que a Maestria Emocional é a capacidade de escolher intencionalmente como você pensa e sente. Isso pode transformar você no mestre de suas emoções.
- Somente quando você é MESTRE DE SUAS EMOÇÕES você é MESTRE DE SUA VIDA.
- Somente com esse poder você pode aproveitar QUALQUER COISA QUE A VIDA “LHE OFEREÇA”.
- Somente essa MAESTRIA lhe dá de FATO o PODER de mudar INSTANTANEAMENTE a qualidade de sua experiência em qualquer momento.
Não cabe aqui abordar nada sobre destino, vidas passadas, karma, religiões, fé ou qualquer aspecto do gênero.
Claro que isso tem importância e é de caráter totalmente pessoal.
O foco será sempre em pontos ligados às suas atitudes, comportamentos e ações propositadas, coisas concretas que só você pode intervir.
Em outras palavras, como não se sabe muito bem como é a outra dimensão, façamos nossa lição de casa no AGORA, com ações possíveis e intencionais.
Maestria Emocional, portanto, é a habilidade de, de forma consistente e ecológica (equilibrada e fortalecedora), mudar de qualquer ESTADO enfraquecedor para fortalecedor, instantaneamente.
É uma forma poderosa de impedir que o stress, em seus níveis mais destrutivos, leve o ser humano a um nocaute bio-psico-social.
Escolher como se sentir e pensar é fundamental, porque o tempo inteiro a vida nos coloca e oferece situações as mais diversas possíveis, cheias de altos – picos – e baixos – vales.
PAZ INTERIOR E FELICIDADE
Desfrutar e apreciar a vida é relativamente fácil em momentos de pico ou em espirais ascendentes quando tudo está indo muito bem, na trajetória pretendida.
Mas está longe de ser fácil em situações de vales, em espirais descendentes quando os eventos e situações, parecem conspirar contra nós.
Na prática, queremos ser felizes, o tempo inteiro.
Queremos ter a sensação ao final do dia e sempre, de que está valendo muito a pena a nossa vida.
Mas, como disse o Dalai Lama:
“como seres humanos, todos nós queremos ser felizes e livres da miséria … aprendemos que a chave para a felicidade é a paz interior.
Os maiores obstáculos à paz interior são emoções perturbadoras, tais como raiva, apego, medo e desconfiança, enquanto o amor e compaixão e um senso de responsabilidade universal são as fontes de paz e felicidade “.
O Importante destacar aqui, a partir da citação acima é que, alcançar a paz interior e a felicidade requer uma postura diferente.
Não apenas a capacidade de desenvolver um tripé de amor, compaixão e autorresponsabilidade – que é a matriz da nossa felicidade – mas a capacidade de gerenciar e escolher todas as nossas emoções, especialmente aquelas que podem nos aprisionar na negatividade e nos levar para os vales da vida.
Para escolher como pensamos e sentimos, no entanto, devemos primeiro entender a natureza e o propósito das emoções e pensamentos.
Tudo o que fazemos é determinado e impulsionado por nossos instintos primitivos mais básicos.
Através de nossos sentidos, nossos instintos estimulam a parte emocional de nosso cérebro para que possamos sentir-nos satisfeitos em nossas necessidades mais básicas, as de sobrevivência.
Isso cria emoções de prazer ou de dor que nos aproximam ou nos afastam das coisas com o objetivo de tomar as decisões sobre como satisfazer essas nossas necessidades da melhor forma.
VÍDEO CONJUNTO DE NECESSIDADES HUMANAS
Enquanto preparo um vídeo específico para este blog sobre o conjunto dessas necessidades, segue outro onde faço uma abordagem simplificada delas num outro projeto que participei.
Nota: nos próximos dias você receberá o fluxograma gratuitamente para você desenvolver seus objetivos e metas e, ao longo dos artigos que se seguirão aqui disponibilizarei os outros vídeos.
RAZÃO E EMOÇÃO
Nossas necessidades são tanto físicas quanto psicológicas, e quando elas não são atendidas, nosso cérebro emocional exige satisfação imediata.
Isso pode sufocar a nossa capacidade de pensar racionalmente, desencadeando nossa luta ou fuga como resposta.
Cria-se uma tensão física em todo o corpo e o surgimento de um pensamento com padrão defensivo e protetor que pode resultar em pânico, ansiedade, estresse e depressão.
Se deixarmos de compreender e controlar nossos instintos, o que acontece?
Devido as emoções que geram e os padrões de pensamento que os acompanham, corremos o risco de nos tornarmos vítimas de nós mesmos, agindo como fantoches emocionais e sofrendo em demasia.
As pesquisas nos mostram que nossos instintos reagem subconscientemente tão rápido que nossas emoções e pensamentos são muitas vezes determinados antes de estarmos plenamente cientes e conscientes do que está acontecendo.
Portanto, dá para entender porque o estresse emocional é o distúrbio que mais cresce no mundo.
AS TRÊS SAÍDAS
A Maestria Emocional, portanto, centra-se em três soluções.
- Primeiro precisamos aprender a reconhecer e lidar com os efeitos do estresse emocional e racional que pode nos atacar sem aviso.
- Em segundo lugar, podemos aprender a reconhecer e compreender a mensagem por trás de nossos instintos e emoções para que possamos restaurar a escolha consciente e se concentrar-nos em formas positivas e equilibradas de satisfação de nossas necessidades.
- Em terceiro lugar, podemos aprender a controlar os 6 conjuntos de necessidades ou desejos que movem nossas escolhas e os 6 instintos ligados a eles para termos mais qualidade de vida e prevenir-nos de vivermos vidas reativas e caóticas.
E aqui você vai poder fazer isso! Fique Ligado!
P.S.: Se você ainda não baixou e fez, faça agora o QUESTIONÁRIO DE AUTOAVALIAÇÃO
Deixe um comentário